Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Fotografia da Reserva de Cerâmica do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Museu abre as Reservas no Dia Internacional dos Arquivos

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa celebra o Dia Internacional dos Arquivos com a abertura das suas Reservas ao público, na próxima sexta-feira, dia 9 de junho.

Na sexta-feira, dia 9 de junho, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa desenvolve a iniciativa ‘Abrimos os Arquivos’, celebrando o Dia Internacional dos Arquivos, facultando o livre acesso às suas reservas arqueológicas, entre as 10h00 e as 17h30.

Esta iniciativa visa dar a conhecer um aspeto pouco conhecido dos museus e que constitui um arquivo de materialidades que chegaram até nós, de passados mais ou menos longínquos.

O Dia Internacional dos Arquivos, celebrado anualmente a 9 de junho, foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007, e procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade e na preservação da memória individual e coletiva. Esta data foi escolhida, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

Nesta visita às Reservas do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa poderá ver de perto alguns processos relacionados com o arquivo das peças arqueológicas e com o potencial que representam para a produção de conhecimento científico e de informação sobre o passado humano da Região Norte de Portugal.