Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Rua dos Bombeiros Voluntários

4700-025 BRAGA

Exposição

Exposição

Exposição Permanente

O corpo principal da Exposição Permanente do Museu inicia-se no corredor do piso de entrada, com uma abordagem à história do Museu e da Arqueologia da Região Norte de Portugal, começando pela figura do Arcebispo D. Diogo de Sousa, cujo nome foi associado ao Museu.

Na primeira sala são apresentadas as coleções da Pré e Proto-História, cronologicamente compreendidas entre o Paleolítico e a Idade do Ferro.

Na sala 2 abordam-se as questões inerentes à integração de Bracara Augusta no Império romano,ou seja, em que medida o comércio e o contacto com as inovações tecnológicas influenciaram o desenvolvimento da economia local, na época romana.

Na sala 3 pode tomar-se contacto com os aspetos respeitantes à organização do espaço público e doméstico em Bracara Augusta.

Na sala 4 são apresentados testemunhos alusivos às ligações viárias de Bracara Augusta, às necrópoles que se situavam na sua proximidade para além de alguns achados associados à religiosidade, no período romano e paleocristão, assim como o núcleo medieval.

A cave do bloco de serviços “o espaço-cripta” conserva vestígios “in situ”, de uma habitação da época romana com um mosaico.