Missão e Objetivos
O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um organismo de natureza científica e cultural, cuja atividade se desenvolve nos domínios do apoio à investigação, da defesa e preservação do património arqueológico local e regional, da museologia e da mediação cultural.
Para além desta vertente técnica específica, desde a sua abertura ao público, o Museu tem vindo a afirmar-se como um lugar de encontro da cidade de Braga e de expressão das múltiplas dimensões inerentes ao desenvolvimento da sociedade em que se integra.
Desta forma, o Museu é simultaneamente o garante da memória da identidade do território em que se encontra, e um agente dinamizador das questões do presente, e da construção do futuro coletivo, sobretudo da região do Minho.
Com este sentido de Missão, prosseguimos os seguintes objetivos:
– Salvaguardar, valorizar e divulgar as coleções à guarda do Museu, tendo em vista a melhoria contínua da oferta e captação e fidelização de públicos;
– Apoiar a investigação e a produção de conhecimento sobre as coleções do Museu, através dos recursos próprios e em parceria com Universidades e outras instituições.