Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Neolítico

Neolítico

A designação “Neolítico” abarca o período compreendido entre o VI e os finais do IV milénios antes de Cristo, correspondendo ao surgimento dos primeiros agricultores e pastores no Noroeste de Portugal.

Do Neolítico são pouco conhecidas as áreas habitacionais, embora se saiba que as comunidades ocuparam zonas ao ar livre e abrigos. Admite-se que esta circunstância se relacione com a ausência de aldeias sedentárias e com uma certa mobilidade das populações que, conhecendo a agricultura e a domesticação dos animais, seriam ainda muito dependentes da caça, da pesca e da recoleção. Esta situação vai-se modificando, paulatinamente, de forma assimétrica, ao longo dos IV e III milénios antes de Cristo.

A partir do V e durante boa parte do IV milénios antes de Cristo, constrói-se a primeira arquitetura monumental de âmbito funerário e ritual. Referimo-nos às antas ou dólmens e aos menires, estes últimos presumivelmente relacionados com cultos da fertilidade ou dos astros.

Geralmente, os dólmens encontram-se agrupados em necrópoles. Estes espaços, além de sepulcrais, poderão ter funcionado também como locais de culto, míticos e identitários destas populações, com um modo de vida semi-itinerante.

Os dólmens de corredor seriam monumentos para enterramentos coletivos, entre outros fins rituais, destinados aos antepassados. Exemplo de um destes monumentos é o dólmen de Lamas (Braga), datável do Neolítico Médio/Final (entre os finais do V milénio e finais do IV milénio antes de Cristo).