Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Rua dos Bombeiros Voluntários

4700-025 BRAGA

Jornadas Europeias do Património

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, venha celebrar connosco as Jornadas Europeias do Património. Participe nas iniciativas que decorrem nos museus e monumentos. A entrada é gratuita.

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro comemoram-se as Jornadas Europeias do Património 2020 (JEP 2020), este ano subordinadas ao tema Património e Educação.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do Património na Educação e para o papel da Educação no Património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são o evento cultural mais celebrado e partilhado pelas pessoas que vivem na Europa. A natureza pan-europeia das manifestações contribui para aproximar os cidadãos e realçar a dimensão europeia e o valor do património cultural nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia. Todos os anos são organizados mais de 70.000 eventos para motivar a sensibilização para o património comum da Europa e para a necessidade permanente de o proteger, bem como para criar experiências comuns no património cultural, promover a inclusão e fomentar a criatividade e a imaginação.

Atendendo à importância da divulgação e pedagogia do Património, bem como ao facto de se assinalar a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, foi determinada a gratuitidade de entrada nos dias 25 e 26 de setembro em todos os monumentos e museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte aos participantes nas atividades previstas no Programa de Comemoração das JEP 2020.

No dia 27 de setembro, domingo, esta gratuitidade é extensível a todos os visitantes.