Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Rua dos Bombeiros Voluntários

4700-025 BRAGA

Cartaz das Jornadas Europeias da Arqueologia no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Jornadas Europeias da Arqueologia trazem muitas atividades ao Museu D. Diogo de Sousa

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em parceria com a Axis Mundi – Heritage & Archaeology, vai celebrar as Jornadas Europeias da Arqueologia nos próximos dias 18, 19 e 20 de junho, com diversas atividades.

A edição de 2021 das Jornadas Europeias da Arqueologia realiza-se entre 18 e 20 de junho, a que o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa não podia deixar de se associar! As Jornadas Europeias da Arqueologia são uma iniciativa europeia, coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural e que lança o convite à organização de atividades, exclusivamente, no âmbito da Arqueologia.

No seguimento da parceria de longa data com a Axis Mundi – Heritage & Archaeology, com quem o Museu tem desenvolvido grande número de iniciativas lúdico-pedagógicas relacionadas com a Arqueologia e as coleções do Museu, apresenta-se agora um Programa de atividades para as Jornadas Europeias de Arqueologia dirigidas a todas as idades, com entrada gratuita, condicionadas ao cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde, no contexto da crise pandémica em que nos encontramos.

O Programa inicia-se na sexta-feira, dia 18, em que os visitantes poderão conhecer materiais arqueológicos de diferentes épocas encontrados na região de Braga e participar numa visita guiada ao Museu e ao Laboratório de Conservação e Restauro. No sábado, os mais novos poderão divertir-se aprendendo sobre o trabalho dos arqueólogos numa Oficina de Arqueologia, enquanto os adultos visitam o Laboratório do Museu, havendo também uma visita guiada à Exposição Permanente do Museu. No domingo a proposta é partir do Museu numa caminhada para descobrir os vestígios arqueológicos da cidade de Braga, desde a sua fundação como cidade romana, que incluirá uma surpresa.

Todas as atividades têm entrada gratuita, sendo necessária a inscrição prévia, excetuando a participação no “Pottery display” de sexta-feira, que tem entrada livre.

PROGRAMA:

Dia 18 – sexta-feira

Pottery display

10h00 – 17:00 | Entrada livre | Todas as idades

Na companhia de um arqueólogo conhece diferentes materiais arqueológicos e descobre a cerâmica produzida ao longo das épocas e encontrada na região de Braga.

Visita Guiada ao Museu

10h30 | Inscrição prévia |Todas as idades

Visita Guiada ao Laboratório

14h30 | Inscrição prévia | Todas as idades

Dia 19 – sábado

Oficina de Arqueologia

10h30 – 12h30 | Inscrição prévia | Famílias com Crianças dos 6 aos 10 anos

Equipados com pincéis e colherins os mais jovens irão procurar pistas do passado. Tal como verdadeiros arqueólogos eles vão escavar, identificar e registar as suas descobertas. Enquanto os mais pequenos se divertem, os pais poderão conhecer o laboratório do museu.

Visita Guiada

14h30 | Inscrição prévia |Todas as idades

Dia 20 – domingo

Arqueologia da Cidade*

10h30 – 12h00 | Inscrição prévia | Todas as Idades

Partindo do Museu, uma caminhada para descobrir os vestígios arqueológicos da cidade de Braga, desde a sua fundação como cidade romana.

*Circuito de Descoberta