Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Inquérito sobre espólios arqueológicos

Inquérito sobre espólios arqueológicos

No Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030, a CCDR Norte apontou a dispersão dos espólios arqueológicos como um fator crítico que limita o acesso à sua investigação e mediação. Para resolver isso, pretende-se criar uma rede regional de estruturas intermunicipais para a gestão desses bens.

Esta recolha de informação, junto de investigadores, profissionais de Arqueologia e entidades (públicas e privadas) que mantêm espólios arqueológicos da Região Norte à sua guarda, é essencial para se obter um conhecimento mais concreto da situação de referência, assim como para o desenvolvimento das iniciativas visadas pela CCDR-N, incluindo a promoção da referida rede regional de polos arqueológicos e a elaboração da Primeira Carta Arqueológica da Região Norte. Esta etapa é fundamental para a obtenção de um mapeamento da situação atual e desenvolvimento de iniciativas adequadas à preservação e valorização do património arqueológico regional.

Assim, toda a comunidade arqueológica é convidada a participar neste inquérito. O seu contributo é vital para se entender o estado dos espólios arqueológicos na Região Norte e de se encontrar soluções para a sua preservação. Se já respondeu ao inquérito, não o faça novamente. Agradecemos antecipadamente pelo seu tempo e participação!

Preencha o inquérito pelo: https://www.ccdr-n.pt/pagina/inquerito-sobre-espolios-arqueologicos