Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Rua dos Bombeiros Voluntários

4700-025 BRAGA

No seu Centenário, o Museu recebe doação

No seu Centenário, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, recebeu peças únicas no mundo:

No âmbito da comemoração do centenário da criação oficial do Museu, que ocorreu em 28 de março de 1918, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebeu, em 2018, a doação de um conjunto de peças de mármore e mosaicos romanos que integravam a coleção particular de Marion Bühler-Brockhaus e Hans-Peter Bühler. Estas peças destinam-se a uma grande exposição de Arqueologia do Mundo Clássico do Mediterrâneo, que se encontra em fase final de montagem.

Entre as peças, merecem destaque uma grande escultura de uma figura togada romana, da cabeça do imperador Trajano e um torso de militar em mármore. Faz ainda parte deste conjunto, um vastíssimo leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, desde o Mundo Egípcio, Grego, Etrusco e Romano, entre outros. Serão apresentadas peças muito variadas, entre as quais esculturas em mármore, bronze e terracota, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios, equipamentos e adornos em bronze e metais nobres, entre muitos outros.

O interesse do casal Bühler-Brockhaus pela Arte e Arqueologia revelou-se na sua juventude e levou-os a estudar estas temáticas, a visitar sítios arqueológicos e museus um pouco por todo o mundo e a adquirir peças de arte clássica. A génese desta coleção particular de Arqueologia remonta a 1959, quando Hans-Peter adquiriu a sua primeira peça. O casal, de origem alemã, reside em Portugal há cerca de 12 anos.