João Vinícius Chiesa Back ganha prémio da EAA European Association of Archaeologists
O investigador João Vinícius Chiesa Back, do IN2PAST e estudante do mestrado em Arqueologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, foi um dos premiados pela European Association of Archaeologists (EAA), através da menção de “Fotojornalista do Ano 2025 TEA”. Este ano, o prémio teve como tema a “Arqueologia, arte ou ciência”.
A fotografia premiada foi desenvolvida através de trabalhos de fotogrametria e modelação 3D, de um dos vasos de largo bordo horizontal que se encontra em depósito no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. A fotografia simula uma das possíveis utilizações deste vaso num contexto de ritual funerário do período da Idade do Bronze, na zona do noroeste da Península Ibérica.
Este trabalho premiado vai também de encontro ao seu tema de dissertação de mestrado, ao relacionar os estudos arqueológicos com a vertente analítica das peças, como a cromatografia, para investigar a natureza dos resíduos orgânicos frequentemente encontrados nestes tipos de vasos da Idade do Bronze, sendo que uma quantidade significativa se encontra em depósito no Museu. O seu trabalho de investigação decorre sob a coorientação da Professora Ana Bettencourt (Lab2PT/Universidade do Minho) e do Investigador César Oliveira (Hercules/Universidade de Évora).
Atualmente, o investigador, integra o projeto Cultur-Monts, financiado pelo Programa Interreg SUDOE 2021-2027, que conta com a coordenação da investigadora, Helena Paula Carvalho, e tem como participantes Rebeca Blanco-Rotea, Paulo Bernardes e Jorge Ribeiro (investigadores do centro de investigação Lab2PT/UMinho).