Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico

ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa promove o ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico, no dia 30 de novembro, a partir da 9h30, contanto com o contributo de diversas entidades e especialistas na área do turismo, da arqueologia e do património cultural.

O Encontro, organizado em parceria com o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, pretende debater os desafios que se colocam hoje ao Turismo Arqueológico, promovendo a troca de experiências e a criação de redes colaborativas.

A Sessão de Abertura será presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., Alexandre Nobre Pais, e conta com a intervenção do Vice-Presidente da CCDR-Norte, Jorge Sobrado, da Vice-Presidente do Património Cultural, I.P., Ana Catarina Sousa, da Diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Maria José Sousa, e em representação da Direção do Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, Helena Pinto.

Contando com um painel de especialistas em valorização e promoção do património cultural – entre os quais, Patrícia Machado [Município de Vila Pouca de Aguiar], Rui Parreira [Museu de Lagos], Pedro Sobral de Carvalho [EON Indústrias Criativas, Lda.] e Rui Pinto Lopes [Pinto Lopes Viagens] –, este Encontro pretende ser um espaço de reflexão e troca de experiências, discutindo as múltiplas facetas do arqueoturismo, desde a gestão sustentável dos sítios arqueológicos até às estratégias que podem atrair visitantes.

Para além das conferências, que decorrerão durante a manhã, de tarde realiza-se uma Mesa Redonda sobre os “Desafios e oportunidades do turismo arqueológico em rede”, moderada por Alexandra Cerveira Lima [anterior diretora do Museu e atual diretora de Cultura e Património da Câmara Municipal do Porto] e com um diversificado painel de convidados: Alexandra Vieira [Instituto Politécnico de Bragança, ICOMOS ICAHM], Lília Basílio [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte], Paulo Costa Pinto [Património Cultural I.P.], Nuno Rodrigues [Município de Barcelos], Daniela Cardoso [CGeo – Centro de Geociências da Universidade de Coimbra; Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho].

Nesta mesma altura se dará a conhecer o ArqueoLoci, um projeto colaborativo de Turismo Arqueológico que tem como principal objetivo a promoção, valorização e preservação do património arqueológico, através da criação de uma plataforma online para difundir os sítios arqueológicos visitáveis em Portugal.

A tarde incluirá ainda a apresentação do livro “Memórias Arqueológicas do Vale do Tejo”, da autoria de António Martinho Baptista [Arqueólogo Pré-Historiador de Arte], por Sofia Figueiredo-Persson [Universidade NOVA de Lisboa].

Lançamos o convite para participarem no ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico e descobrir as potencialidades do património arqueológico para atrair visitantes, desenvolver a economia e promover a fixação das populações locais.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para: amigos.mdds@gmail.com