10h00
2024-05-11 - 2024-05-11
Um olhar antropológico sobre a Doação Bühler-Brockhaus
Sábado, dia 11 de maio, entre as 10h00 às 12h00, decorrerá no seu Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, uma conferência sobre “Um olhar antropológico sobre a Doação Bühler-Brockhaus” e, tendo como orador, o Jean-Yves Durand (CRIA- UMINHO).
Passear pela sala onde é exposta a notável coleção de arte antiga recentemente doada ao Museu D. Diogo de Sousa suscita comentários e interrogações, em diálogo com o público, acerca da nossa relação com a história e com o “património”, do papel dos museus, das políticas culturais.
Inscrições: acesso gratuito, por ordem de chegada e limitado ao espaço.
O orador desta conferência, Jean-Yves Durand, é um professor de Antropologia na Universidade do Minho. Ele anteriormente ocupou o cargo de diretor do museu da Terra de Miranda de 2010 a 2014, e também foi coordenador da Catedral de Miranda do Douro de 2013 a 2014, que é um monumento nacional. Ele é um pesquisador afiliado ao CRIA-UMinho e faz parte do corpo editorial das revistas Etnográfica e Ethnologie Française. Além disso, é membro do conselho científico do Musée Ethnologique de Salagon em Mane, França. A sua pesquisa centra-se na análise das relações entre autonomia individual e autoridade do Estado nas áreas das políticas culturais, como neo-artesanato e modalidades de musealização e exposição, bem como na saúde pública, incluindo as dinâmicas de aceitação e hesitação em relação à vacinação.