Comércio de vasos gregos na fachada atlântica da Península Ibérica na Idade do Ferro: os gregos nos limites do mundo ecuménico
Na segunda-feira, dia 25 de novembro, pelas 14h00, decorrerá no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, uma aula aberta sobre o “Comércio de vasos gregos na fachada atlântica da Península Ibérica na Idade do Ferro: os gregos nos limites do mundo ecuménico”, lecionada pela Professora Doutora Daniela Ferreira.
Esta iniciativa decorre no âmbito da Unidade Curricular de Materiais Arqueológicos II da Licenciatura em Arqueologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, visando um melhor conhecimento técnico e tipológico da cerâmica grega presente em Portugal, Nomeadamente, no Noroeste.
A Doutora Daniela Ferreira é professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora integrada no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço, Memória (CITCEM).
Doutorou-se em 2019, na Universidad Complutense de Madrid, com uma tese sobre as Relações comerciais e culturais entre a Península Ibérica e o Mediterrâneo Oriental nos séculos VII a IV a.C. É autora de várias publicações científicas sobre epigrafia romana, cerâmica grega, património imaterial e proto-histórica na Península Ibérica.
Atualmente, é investigadora nos projetos CERPOR – Mil Anos de Cerâmica na Cidade do Porto e CAESAR – O Castro de Alvarelhos (Trofa): Estudo Científico do Registo Arqueológico.