MUSEU DE TERRITÓRIO
A CCDR NORTE (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) através da sua Unidade de Cultura, reconheceu o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), gerido pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., como “Museu de Território”, no âmbito da Rede Regional de Museus de Território da Região Norte (Plano de Ação para a Cultura NORTE 2030).
O selo “Museu de Território”, instituído pela CCDR NORTE, integra uma estratégia de criação, desenvolvimento e valorização de uma Rede Regional de Museus de Território, constituída por museus e centros interpretativos, entre outras tipologias museológicas de base local e regional, que valorizem, na sua relação com comunidades, coleções ou discursos relevantes e representativos de um território cultural do Norte de Portugal..
Conforme previsto no Plano de Ação Regional para a Cultura NORTE 2030, o selo “Museu de Território” é reconhecido pela Autoridade de Gestão do NORTE 2030 como critério de admissibilidade, entre outros, de candidaturas de espaços museológicos a financiamento do NORTE 2030.
Os museus e centros interpretativos detentores do selo comprometem-se a aplicá-lo no respetivo espaço e comunicação, assim como a participar de ações de dinamização da Rede Regional de Museus de Território da Região Norte.