
Congresso Internacional de Arqueologia Urbana. Que futuro?
A Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho promovem a realização do Congresso Internacional de Arqueologia Urbana. Que Futuro?, que terá lugar no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, entre 18 e 20 de setembro próximo. Pretende-se com esta iniciativa sinalizar os 50 anos de arqueologia urbana em Braga, que se cumprem em 2026, que justificou a realização, nesta cidade, do I Encontro de Arqueologia Urbana, celebrado em 1994 e promovido pelo Município.
Tal como sugere o título, o evento pretende constituir-se como um espaço de reflexão e debate sobre o futuro da arqueologia urbana, tendo em conta as profundas mudanças ocorridas desde os 70 do século XX, quando este tipo de arqueologia se desenvolveu na generalidade dos países europeus.
Considerando a relevância do património das cidades históricas europeias, enquanto elemento de identidade e cidadania, reconhece-se a necessidade
de aprofundar a reflexão sobre o futuro da atividade arqueológica urbana, nas suas diferentes dimensões de gestão, investigação e valorização presente e futura dos dados e vestígios. Para o efeito, o evento organizase em torno de quatro blocos temáticos, relativos à legislação e práticas de gestão, às práticas metodológicas de preservação, proteção e registo dos solos arqueológicos, à gestão e arquivo dos dados facultados pelas escavações e ao futuro da valorização da história e da memória das cidades, ou seja, das narrativas e dos patrimónios potenciados pela arqueologia urbana.
O programa científico decorre entre os dias 18 e 19 de setembro, organizando-se em conferências temáticas, proferidas por um conjunto de investigadores e gestores do património, nacionais e internacionais, escolhidos pela sua reconhecida e diversificada experiência, a que se seguirão debates com personalidades convidadas e participação do público. O dia 20 será reservado a visitas a sítios arqueológicos de Braga.
Saiba mais em: https://patrimonioarqueologico.cm-braga.pt/congresso-internacional-de-arqueologia-urbana/