
Com o Filho no Colo. As Esculturas da Humildade e da Piedade
Orador: Albertino Gonçalves
Local: Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
Sinopse:
Em que se funda a originalidade da Pietà Vaticana de Michelangelo? Um esboço de resposta requer a comparação com obras precedentes, nomeadamente as “Imagens de Vésperas” (Vesperbilder: esculturas da piedade de origem germânica) e as Madonas da Humildade, dos séculos XIV e XV.
A especificidade da Pietà de Michelangelo talvez resida menos nas caraterísticas habitualmente apontadas (forma piramidal, desproporção dos corpos, juventude e serenidade da Virgem, apaziguamento do Cristo ou volume do manto) e mais nos efeitos de conjunto (espiritualização do mármore), nos detalhes (mãos da Virgem) e na diversidade de camadas de sentido.
Aspirando sobrepor o prazer ao saber, a comunicação quer-se mais uma apresentação poética do que de uma lição académica. “Conhecemos a verdade não apenas pela razão, mas também pelo coração” (Blaise Pascal).
A abrir, prevê-se um breve momento musical proporcionado por professores e alunos da Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica – São Frutuoso e espera-se terminar com um alvarinho de honra, com o apoio da adega Quintas de Melgaço e da Cafetaria do Museu.
Parceiros: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e a Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica – São Frutuoso
Patrocínio: Quintas de Melgaço e Cafetaria do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.