O Museu na Coleção “Museus Centenários de Portugal”

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa integra a Coleção “Museus Centenários de Portugal”:

Os CTT – Correios de Portugal lançaram uma coleção de selos comemorativa dos Museus Centenários de Portugal, a que foi associada uma obra de grande qualidade com o mesmo título, publicada em dois volumes, um em 2019 e outro em 2020, contando a história de vinte e cinco dos mais antigos museus portugueses, nascidos entre 1772 e 1918

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa integra esta obra ‘Museus Centenários de Portugal’, da autoria de Cristina Cordeiro, com fotografias de Manuel Aguiar e dos respetivos museus.

O primeiro volume foi lançado em e reúne 13 museus fundados entre 1772 e 1894. Neste segundo volume são apresentados 12 museus fundados entre 1905 e 1918 e contempla o Museu D. Diogo de Sousa, fundado em 1918.

Relativamente ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a autora refere: “Criado em 1918, ganhou nova vida com as escavações da antiga cidade romana de Bracara Augusta, iniciadas em finais da década de 1970. Dotado de laboratório próprio, o novo edifício acolhe um vasto acervo centrado num arco temporal que se estende do Paleolítico à Idade Média”

A Biblioteca do Museu conta com esta publicação, pelo que poderá consultá-la.