Horário de Funcionamento: 10:00 - 17:30 horas

Rua dos Bombeiros Voluntários

4700-025 BRAGA

Férias no Museu – Parceria especial natal: “Conversas entre famílias”

“Conversas entre famílias” com Ana Sofia Maia

28 Dez, 11h
Oficina de plástica: “Meias Natalícias”
Duração: 60 min

Sinopse: Em todos os países há diferentes tradições nesta época mágica. No Hemisfério Norte nasceu a tradição de colocar meias na chaminé como decoração e colocar pequenos presentes, com origem numa lenda muito antiga. Todos os participantes irão conhecer a lenda e decorar com diferentes materiais uma meia Natalícia.

29 Dez, 11h
Conto e Oficina de plástica: “Porquinhos- amuletos da sorte”
Duração: 70 min

Sinopse: Em todos os países há diferentes tradições na passagem de ano. A noite de passagem de ano é chamada de Silvester na Alemanha. E conta a história que o nome vem do Papa Silvester I, que em português é Silvestre. No seu tempo, este papa teve bastante influência no crescimento da Igreja Católica. O Papa, e santo, morreu em Roma no dia 31 de dezembro de 335 e passou a dar nome a este dia. Neste país há muitas tradições nesta altura do ano. Os alemães têm por hábito presentear uns aos outros com diversos símbolos e amuletos que desejam e trazem sorte e dinheiro no ano que se inicia. Na terra da batata é o porco quem reina como símbolo da sorte. Então faz parte das tradições da noite de ano novo presentear os amigos com porquinhos feitos de marzipã, chocolate ou até mesmo de plástico ou porcelana. Assim, os participantes poderão conhecer as tradições mais importantes deste país e fazer o próprio amuleto da sorte (porquinho) em pasta de modelar.

30 Dez, 11h
Oficina de Pintura: “Fogos de artifícios”
(pinturas de ano novo, pintores contemporâneos

Sinopse: A comemoração ocidental de ‘Ano Novo’, tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias. Todos os participantes irão visualizar diferentes obras de pintores contemporâneos com a beleza e brilho de fogo de artifício no ano novo e posteriormente irão reproduzir uma das obras com diferentes técnicas e materiais.

Público-alvo: 4 aos 12 anos
Nº mínimo: 8 Nº máximo: 20
Valor por criança: 3€

Todas as oficinas cumprem e respeitam todas as normas da DGS (uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos, distanciamento social).
Todas as oficinas requerem marcação prévia com dois dias de antecedência, para o telefone do museu: 253273706 /253615844 ou correio eletrónico: mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt