
Curso Breve “Os segredos das cerâmicas arqueológicas através do estudo dos resíduos orgânicos”
Dia Internacional dos Museus 2024 “Museus, Educação e Investigação”
18 de maio de 2024, 10h30
A análise dos resíduos orgânicos encontrados em recipientes cerâmicos oferece perspetivas fascinante para compreender não apenas o conteúdo e a função desses artefactos, mas também para desvendar informações valiosas sobre os hábitos alimentares antigos, técnicas de preparação de alimentos, dietas ancestrais e redes de comércio. O uso crescente de técnicas cromatográficas nessa análise tem permitido a identificação de uma grande variedade de produtos de origem animal e vegetal, como gorduras animais, óleos vegetais, resinas e ceras. No entanto, a contaminação decorrente da manipulação inadequada dos artefactos ainda representa uma das principais fontes de contaminação nesses materiais. Assim, é crucial seguir protocolos específicos para preservar a integridade e o potencial analítico dos resíduos orgânicos, garantindo resultados químicos com relevância arqueológica.
Neste workshop, será realizada uma introdução às técnicas cromatográficas, além de serem discutidas estratégias para manipulação, armazenamento e recolha de amostras de materiais cerâmicos, visando maximizar a qualidade das amostras destinadas ao estudo de resíduos orgânicos. Além disso, serão apresentados estudos de caso de diversos contextos arqueológicos, destacando-se a importância da colaboração interdisciplinar e a integração de múltiplas linhas de evidência na análise de resíduos orgânicos.
Formador: Doutor César Oliveira (Laboratório HERCULES — Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e IN2PAST — Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, Universidade de Évora)