No próximo dia 28 de outubro, às 10h00, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS) será palco da entrega formal do brasão de armas do Bispo D. Diogo de Sousa à Paróquia de S. Jerónimo de Real. A iniciativa faz parte do projeto “Na Pedra lembrar Diogo”, da responsabilidade do movimento cívico Amigos do Convento, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.
D. Diogo de Sousa foi o Arcebispo que, em 1523, mandou edificar o Convento de São Francisco de Real, tendo em vista lá albergar frades da Ordem de São Francisco da Congregação da Piedade, obra que, a par de tantas outras, constitui marca do espírito empreendedor do prelado, por muitos considerado o refundador da Cidade dos Arcebispos. É também a D. Diogo de Sousa que se deve a salvaguarda de grandes peças romanas que integram o espólio deste Museu que recebeu o seu nome.
“Na Pedra lembrar Diogo” pretende, exatamente, homenagear o Arcebispo Dom Diogo de Sousa e o seu papel no desenvolvimento da cidade de Braga.
O brasão do D. Diogo de Sousa, esculpido por Mário Martins, de 70 anos, artesão e escultor natural e residente na freguesia de Marinhas, Esposende, esteve em exposição no Posto de Turismo de Esposende desde 15 de julho e vai ficar temporariamente no MADDS, até ao dia 14 de dezembro, data em que será colocado em definitivo no Convento de S. Francisco de Real, em Braga.
Saiba mais em: https://www.amigosdoconvento.pt